Meia MaratonaValência

26 de outubro de 2025
Logo Maratón Medio Valencia Travelmarathon.es
Logo SuperHalfs Travelmarathon.es
Meia Maratona Valência 2025 | SuperHalfs
CONTAGEM REGRESSIVA
Meia Maratona Valência 2025 | SuperHalfs
00
dias
00
horas
00
minutos
00
segundos

Corra na Cidade da Corrida. A melhor meia maratona da Espanha e a 21K mais rápida do mundo

O 21K Valência Trinidad Alfonso Zurich foi a primeira meia maratona espanhola a receber a etiqueta Gold Label Road Race concedida pela World Athletics em 2016, e que tem renovado ano após ano. Também é a melhor meia maratona espanhola por vários anos consecutivos, título concedido pela RFEA e alcançado por uma série de pontuações.

Desde a edição de 2018, o percurso mudou para melhor. Após a realização do IAAF World Half Marathon Championship Valência 2018, onde se mostrou ao mundo o quão rápida poderia ser uma meia maratona em Valência, decidiu-se modificar o percurso para que, ano após ano, fossem quebrados recordes tanto a nível profissional quanto popular, e isso se demonstra em que, em 2021, a atleta Letesenbet Gidey quebrou o recorde mundial da distância na categoria feminina com um tempo de 1:02:52.

Além disso, na edição de 2023, os recordes masculino e feminino da Espanha foram quebrados. Carlos Mayo, com um tempo de 59:39, quebrou o recorde de Fabián Roncero, que permanecia intacto há mais de 20 anos, e por sua vez Laura Luengo fez um tempo de 1:09:41, superando o anterior recorde de Trihas Gebre por 10 segundos.

Flecha derecha
Flecha izquierda

O percurso continua sendo plano e rápido, apesar das mudanças a cada ano. De fato, a cada ano ele é modificado um pouco para se tornar mais rápido, de modo a levar os corredores por grandes ruas e avenidas, evitando aglomerações e permitindo que se corra bem desde o primeiro quilômetro. Além disso, continua sendo uma boa maneira de conhecer a cidade, já que parte do percurso da Meia Maratona Valência atravessa o centro de Valência e seus edifícios monumentais, como a Praça de Touros, a Prefeitura e a Estação do Norte.

A Meia Maratona Valencia Trinidad Alfonso Zurich é também uma das seis meias maratonas que integra o novo circuito internacional SuperHalfs. Um circuito que une seis das melhores meias maratonas do mundo, Berlin, Cardiff, Copenhaga, Lisboa, Praga e Valência com objetivo oferecer a melhor experiência aos seus participantes, combinando: seis provas de excelência, percursos únicos em cidades históricas e ao mesmo tempo promover a consciencialização ambiental entre todos os participantes e acompanhantes.

Todos os participantes, após terminarem a primeira meia maratona no calendário da SuperHalfs, são automaticamente convidados a entrar no circuito recebendo o seu Super Passaporte digital e o primeiro “carimbo digital” relativo à prova em que participaram.

Há medida que forem terminando as outras provas, receberão os “carimbos digitais respetivos” até terminarem o circuito.

Com o limite de 60 meses para completar as seis meias maratonas, os finalistas receberão ainda uma medalha a comemorar o feito, a Super Medalha.

Flecha derecha